24H Portugal 2017

O Parque da cidade de Vale de Cambra foi mais uma vez palco das 24H Portugal, prova de resistência com características únicas coorganizada pela marca 24H Portugal, câmara municipal de Vale de Cambra e pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta.

Pelo 4º ano consecutivo o Intercaimabike marcou presença, e depois dos 3 últimos anos a participar na vertente das 3h/equipas, aventurou-se na vertente de mais longa duração – 24h/equipas. Assim alinharam das 12:00h de sábado até às 12:00h de domingo os atletas do intercaimabike Filipe Tavares, José Tavares, Juliana Almeida e Jorge Cubal.

Dado o tiro de partida a equipa decidiu que cada atleta, alternadamente, iria percorrer duas voltas ao percurso de 2,1 Km como forma de aquecimento, cumprindo depois um plano de prova muito fácil – turnos alternados de 1 hora de corrida. Com esta tática era permitido à equipa, inexperiente em provas de longa duração, manter sempre um atleta em prova por períodos curtos de tempo (dada a duração da prova) e possibilitando um descanso de 3 horas para os restantes 3 atletas.

Durante o dia de sábado a equipa conseguiu imprimir um ritmo estável, mantendo-se sempre nos lugares de pódio para a classificação das equipas mistas e no top 10 da geral.

José Tavares percorreu 76,88 Km a um pace de 4:50 min/km.

As maiores dificuldades começaram a aparecer com o avançar da noite, e principalmente de madrugada, em que o acumular dos quilómetros aliado às diferenças de temperatura entre o quentinho da caminha, instalada na tenda, e o frio do exterior provocaram uma quebra de ritmo, mas sem nunca quebrar a vontade da equipa de continuar a correr até às 12:00h de domingo.

Jorge Cubal percorreu 83,07 Km a um pace de 4:47 min/km.

Na manhã de domingo houve um reavivar das forças com a equipa a ter de se empenhar a fundo nas últimas duas horas de prova, para manter a posição, adaptando uma tática de troca de atleta volta a volta, impondo um ritmo aproximado de 4:30 min/km.

Juliana Almeida percorreu 36,21 Km a um pace de 7:56 min/km.

Filipe Tavares percorreu 72,42 Km a um pace de 5:24 min/km.

O esforço foi recompensado com um 2º lugar nas equipas mistas e um 7º lugar à geral, entre as 32 equipas participantes, obtido graças aos 268,38 Km percorridos. Em 1º lugar da geral ficaram os atletas do Caracol Trail Team 3 com 330,15 Km, em 2º lugar os atletas da Retorta com 315,24 Km e em 3º lugar a equipa Caracol Trail Team – Sapatada com 287,55 Km.

Para estes resultados em muito contribuiu o espírito de entreajuda da equipa, com especial agradecimento aos atletas Jorge Cubal e Juliana Almeida por terem aceite o convite de se juntarem à equipa Intercaimabike e terem ajudado a superar todos os objetivos da equipa.

Agradecimento também aos elementos da equipa Intercaimabike, amigos e conhecidos que foram passando pelo local da prova para nos apoiar e fazer companhia naquele longo dia e ao Ricardo Soares por ter disponibilizado a tenda, que foi a nossa casa durante a prova, e a sua ajuda na montagem e desmontagem da mesma.

 

Classificações – 24H equipas mistas

ELA CORRE COM ELES – SYNERGIE – 1º lugar com 281,16 Km

INTERCAIMABIKE – 2º lugar com 268,38 Km

GANGUE DAS MAÇAS – 3º lugar com 266,25 Km