Rescaldo – 3ª Rota da Castanha

No passado dia 06-11-2016 a Secção de BTT do Inter Caima, realizou mais uma edição da “3ª Rota da Castanha/XIV Passeio BTT de São Martinho”, evento inserido no programa da Feira da Castanha em São Pedro de Castelões.

sam_0769Com um número de participantes sempre em crescendo, este ano a rondar os 320 atletas, entre os quais 6 atletas femininas, concentraram-se pelas 9 horas da manhã, junto às Piscinas Municipais, onde se deu a partida simbólica para mais uma aventura, dirigindo-se de seguida para o recinto da Feira da Castanha e pelo centro de Vale de Cambra.

Este ano apostamos num percurso de sobe e desce; onde o início foi feito por estrada, dando a conhecer partes da nossa cidade e permitindo que os atletas ao mesmo tempo, efetuaressem um aquecimento antes da partida real, dada no lugar de Vila Chã, entrando depois numa série de singletracks, seguindo-se posteriormente a subida mais longa até ao lugar do rio em Vila Cova de Perrinho, descendo de seguida até ao fundo do lugar, num caminho florestal rápido e cheio de adrenalina, serpenteando campos e um pequeno riacho com pouca água. Chegando a Teamonde por um estradão rápido e com piso irregular, dando oportunidade aos atletas para prepararem forças para a subida à serra do Pereiro. Passando a Arrifaninha, lá subiram à capela da Srª da Graça, onde lhes esperava o reforço líquido e sólido, para retemperar as forças, e assim permitir que efetuassem a outra metade do percurso da rota.

Após lhes ser efetuado o controlo de passagem e da atribuição do prémio de montanha (KOM), tomaram o rumo da serra de Lordelo, que os conduziria a descidas vertiginosas num zigzag pela serra abaixo, até à ponte dos Salgueiros, já em Ossela. Daí subiriam às Baralhas e desceriam pela zona do Crasto, novamente para Ossela, no lugar do Carvalhal. Após percorrerem um caminho das estações do famoso escritor Ferreira de Castro, enveredaram por uma subida em pedra e terra que os levaria à serra da Escaíba, e aí conduzidos por estradões, entraram num singletrack recuperado à “selva”, terminando na estrada em Cabril. Finalmente dirigiram-se por caminhos largos até ao Barbeito, Areias, Pinheiro Manso, passando pela sede do Inter Caima, culminando na meta, no parque das piscinas, onde eram esperados por familiares e entusiastas desta modalidade.

Por volta da 12.00 horas, e após mais de 70% dos participantes terem chegado à meta, efetuamos a entrega dos merecidos troféus:

Classes  

Dorsal

 

Atleta

 

Equipa

1º Classificado Júnior 226 Guilherme Fonseca TORMETAIS AZEMÉIS É VIDA ECBN
2º Classificado Júnior 203 Márcio Silva TORMETAIS AZEMÉIS É VIDA ECBN
3º Classificado Júnior 131 João Silva Sportarc.BTT / BTTArouca
   
1º Classificado Sub 23 133 João Gomes Sportarc.BTT / BTTArouca
2º Classificado Sub 23 71 Daniel Peixoto Olivtec/Golden Project/Reunidas
3º Classificado Sub 23 204 Fábio Almeida TORMETAIS AZEMÉIS É VIDA ECBN
   
1º Classificado Elite 66 Paulo Santos Olivtec/Golden Project/Reunidas
2º Classificado Elite 25 Carlos Barbosa FISIOSIMETRIA/SITASSUR
3º Classificado Elite 22 Rui Costa FISIOSIMETRIAS/SITASSUR
   
1º Classificado Master 30 132 Ricardo Silva Sportarc.BTT / BTTArouca
2º Classificado Master 30 253 Nuno Macedo Peruf
3º Classificado Master 30 258 Pedro Bastos VCBike
   
1º Classificado Master 40 190 João Teixeira Joni´s Bike
2º Classificado Master 40 174 Paolo Giacosa K2btt
3º Classificado Master 40 134 Álvaro Rocha Sportarc.BTT / BTTArouca
   
1º Classificado Master 50 20 Óscar de Sousa RoadBikersTeam /HSTCAR
2º Classificado Master 50 189 José Oliveira garagem paciencia bike-team
3º Classificado Master 50 194 Mário Santos Individual
   
1º Classificada Feminina 16 Carla Vieira Carpa
2º Classificada Feminina 3 Laura Bastos Saertex Portugal – Edaetch
3º Classificada Feminina 157 Cristina Marques Ciclismo S.João Ver Moreira Congelados
   
Prémio de montanha 132 Ricardo Silva Sportarc.BTT / BTTArouca
   
Equipa maior   Sportarc Sportarc.BTT / BTTArouca
   
Atleta Mais velho 78 Fernando Mautempo Oiteameia
 
Atleta Mais novo 312 Marco Leite OFFROAD BTT TEAM

Depois de chegar o último participante, sempre acompanhado pela nossa bicicleta vassoura (Carlos Lopes), arrumamos e retiramos todos os adereços do evento, seguindo-se o almoço convívio, que foi serviço na sede do Inter Caima, sendo a ementa constituída por caldo verde, feijoada de carne/enchidos e febras, regado com água, sumo e vinhos da região, como sobremesa foi rabanadas e como não podia deixar de ser castanhas e jeropiga no final.

Para que tudo isto fosse possível, e como nestes casos toda a colaboração é bem vinda, temos de agradecer a todos os patrocinadores em geral, de entre os quais; A equipa do Município de Vale de Cambra; Junta de freguesia de Castelões, Lojas da Visão, Polisport, Polivale, Leirinox, TavaresAuto, Fullbike/Nutrisport, Fisiosimetria, Vilar Shocks, Ponto Praça/Decisões Numéricas, Restaurante Casa da Tia Alice, Boogie Photographie, Associação Inter Caima, Bombeiros de Vale de Cambra,  GNR, Atletas do Intercaimabike, aspirantes e amigos, aos participantes na 3ª Rota da Castanha BTT. Agradecer ainda aos elementos de outros grupos de BTT de Vale de Cambra, tais como OffRoad e Covema BTT que ajudaram das mais diversas formas, ao Luís Pinho da mota guia, e ainda aos habitantes de Vale de Cambra que nos apoiaram durante o evento, inclusive com a cedência de terrenos para a passagem das bicicletas.

A todos o nosso Bem haja.